Ponchos, xales e derivados

by Eduardo Lautert


Começou a semana e começou com previsões de frio para boa parte do país. É por isso que hoje mais uma vez trazemos uma dica de como sobreviver com praticidade, elegância e o mais importante: conforto.

Ponchos, xales e mantas podem ser ótimas alternativas para os dias frios porque são práticos - é só enfiar a cabeça no buraco (no caso do poncho) ou se enrolar no xale e pronto. Tradicionalmente de lã ou malha, essas peças datam do século 19, sendo usados por povos nativos da Bolívia, Chile, Equador e Peru como proteção para o frio e também chuva. No sul do Brasil, assim como no Uruguai e na Argentina, são peças clássicas do figurino de inverno de quem vive e trabalha no campo.

Hoje em dia é comum vermos nas semanas de moda de inverno, homens e mulheres com ponchos e xales como alternativas aos casacos e jaquetas. Eles podem ser lisos ou estampados, podendo seguir desenhos étnicos ou grafismos mais modernos. Ótimos para criar visuais com sobreposição, as cores mais tradicionais são marrom, preto e cinza e por isso facilitam combinações com outras peças.

Abaixo montamos uma galeria com diferentes formas de usar e se proteger do frio com bom gosto.