Sessão retrô: figurino pós-Carnaval

by Eduardo Lautert


Todo Carnaval tem seu fim. E depois do fim do Carnaval, vem o começo do ano. Sim, porque para muitos, o ano só começa agora. Todo esse período de férias, festas de final de ano, de começo de ano e Carnaval não fazem parte do calendário oficial de trabalho.

Então, para começar de fato 2014, vamos dar algumas dicas de como ir vestido para o trabalho.

Tente não deixar que a sua roupa fale mal de você. É claro que depende muito do tipo de emprego de cada pessoa. Em alguns casos é obrigatório o uso de uniforme e outros é quase isso. Para aqueles que têm uma maior liberdade de se vestir para trabalhar, vale a pena evitar constrangimentos. Se no seu trabalho não houver problema em usar bermudas, pelo menos busque não dar uma cara desleixada para o conjunto, evitando usar chinelos e outras peças muito largadas. Tente usar uma camiseta pólo ou até camisa, que mostra descontração sem desleixo.

Durante os dias mais quentes, se for usar calça, opte pelos modelos mais leves e também fique longe dos mais folgados. O jeans é um tipo que nunca falha, assim como a calça social. Para os ambientes em que é imprescindível o uso de camisa, calça e sapato, fuja dos mais chamativos. Fique entre as cores mais sóbrias e discretas, como azul, branco e cinza para as camisas, preto, azul e marrom para as calças e marrom e preto para os sapatos. Aqui algumas padronagens são bem-vindas, mas com bastante discrição. Lembrando que estar com o alfaiate em dia é fundamental. Um terno com bom caimento pode fazer milagres.

Valem também aquelas nossas dicas de roubar cor, usar sapato sem meia e até meia colorida. Tudo depende do gosto de cada um e do ambiente de trabalho. Com a regra do conforto acima de tudo.

Mais uma vez, a ideia de apostar no simples e no discreto é a mais certeira. Até porque, como já falamos, o Carnaval já passou.