O estilo do Globo de Ouro 2015

by Eduardo Lautert


E foi ontem a primeira noite de prêmios do cinema em 2015. 

Realizado no Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills - Califórnia, a 72ª edição do Globo de Ouro cumpriu as expectativas e premiou grandes atores, atrizes, diretores, músicos e produtores. Tudo com todo o charme que a primeira noite de gala do cinema poderia proporcionar. Sem falar na elegância de quem passou pelo tapete vermelho.

Premiados ou não, como foi prometido, aqui vão os destaques da noite:

Condecorado com o prêmio honorário Cecil B. DeMille, George Clooney vestiu, segundo ele, o mesmo smoking do seu casamento. O que não deixa dúvidas sobre o bom gosto do ator/diretor/produtor/ativista. Simplicidade e classe com perfeição. Destaque para o broche "JE SUIS CHARLIE".

Vencedor do prêmio Melhor Ator Coadjuvante em uma série de TV, Matt Bomer mostrou o seu habitual bom gosto para trajar um elegante smoking marinho de apenas um botão. Minimalismo para chamar atenção da maneira mais positiva possível.

Também vencedor na noite, Kevin Spacey deixou claro que o papel de Frank Underwood na série "House of Cards" tem lhe feito muito bem. Assim como Frank, Kevin mostrou enorme destreza par vestir um smoking tradicional. Sem brilhos, estampas ou qualquer outro tipo de exagero.

Considerado por muitos (inclusive por nós) como um dos homens mais bem vestidos do planeta, o inglês Benedict Cumberbatch também mostrou que na maioria das vezes a simplicidade é a melhor escolha. Seu smoking de lapela encorpada e lenço no bolso foi digno de prêmio, mesmo que o Globo de Ouro não tenha vindo dessa vez.

Quem já foi garoto propaganda de grandes grifes de moda por muitos anos não poderia errar no figurino para uma noite de gala como a de ontem. E Adrien Brody é um exemplo disso. Apostando em um traje de tons escuros, Brody foi um dos mais elegantes da noite ao combinar acessórios da mesma tonalidade com delicadeza e bastante bom gosto.

Aqui temos um caso típico de escorregão no tapete vermelho. Robert Downey Jr pode ser considerado um dos maiores 8 ou 80 do cinema atual. Seus figurinos variam do elegante para o espalhafatoso da noite para o dia. E ontem não foi a sua melhor noite. O blazer de corte esquisito, com gravata afrouxada e um pregador bastante exagerado fizeram dele um dos pontos negativos da premiação. Uma pena.

Agora quem nunca comete esse tipo de erro é o gentleman acima. Colin Firth leva muito a sério a tradição da alfaiataria britânica. Exemplo disso foi esse smoking impecável e irrepreensível que o ator vestiu para o evento. Grande escolha.

Para muitos esse foi um ano de transformação para Steve Carell. Seu trabalho em "Foxcatcher" não apenas lhe rendeu gordos elogios, mas também indicações a prêmios como o de ontem. Seu guarda-roupas também passou por uma importante mudança. Mais atenção para os cortes, tanto dos ternos quanto do cabelo e da barba. Reconhecimento merecido.

Jake Gyllenhaal é daqueles caras que nasceu para vestir um smoking. Sua naturalidade e desenvoltura debaixo de um desses é de dar inveja. Para o Globo de Ouro, Jake optou por um modelo discreto, acompanhado de um discreto, porém charmoso lenço e uma boa quantidade de pelos faciais para quebrar clima com originalidade.

Clive Owen é outro exemplo de alfaiataria inglesa levada a sério. É inverno no hemisfério norte, logo um blazer aveludado tem total permissão para ser usado. Pode até parecer informal, mas combinado com peças discretas e elegantes, o resultado fica assim: perfeito.

Ethan Hawke também é daqueles caras que sempre merece um olhar atento. Sua presença em eventos como o Globo de Ouro quase sempre é garantia de trajes elegantes e inteligentes, nem sempre optando pelos caminhos mais óbvios. O smoking cinza de lapela arredondada é um exemplo disso.

Mark Ruffalo, em compensação, é daqueles caras que não combina com ternos e smokings. Não, ele faz muito mais o estilo jaqueta de couro e calça jeans. Isso não significa que ele não saiba usá-los com elegância. Muito pelo contrário. O costume escolhido para ontem o colocou no topo da nossa lista de mais bem vestidos da noite.

Premiado com o Globo de Ouro de melhor ator de Drama pelo seu papel em "A Teoria de Tudo", Eddie Redmayne só coroou outro dos seus inúmeros talentos. Sim, porque o seu talento com as roupas já é há muito tempo elogiado. Inclusive por nós. O smoking aveludado de corte impecável e os acessórios não nos deixam mentir.