Peaky Blinders

by Eduardo Lautert


Sextou. E pra quem não tá nem aí pra Copa (?!), aqui vai uma dica de passa-tempo cheia de emoção, aventura e claro, elegância.

Peaky Blinders é uma série de televisão britânica lançada em 2013. Até agora são 4 temporadas (a 5ª está prevista para 2019) - todas disponíveis no Netflix, sendo a última delas filmada no ano passado. Ambientada na Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial (anos 20), ela conta com um elenco de peso com Cillian Murphy, Paul Anderson, Joe Cole, Sam Neill, Tom Hardy e Adrien Brody. A história mostra a vida de uma gangue local (os Peaky Blinders), que se envolve em disputas com outras gangues inglesas, italianas e afins na busca por poder e domínio territorial.

O figurino, senhoras e senhores, é um primor: ternos no mais tradicional estilo inglês, com cortes precisos e combinações que até hoje servem de referência. Cinza, marrom, preto e azul marinho exemplificam isso, bem como listras, xadrez, herringbone, tweed e príncipe de gales. Percebam como tudo ali é transferível para a realidade de hoje - desde as gravatas até as botas, sem esquecer dos cortes de cabelo, barba e bigode. Tudo servindo de inspiração para homens de todas as idades na hora de montar e combinar figurinos elegantes. Ok que suspensórios, boinas e relógios de bolso são menos usuais, mas de uma forma geral, vale muito a tentativa de usar alguns (para não dizer a maioria dos) elementos e se influenciar em pleno 2018.