O estilo do Toronto International Film Festival 2014

by Eduardo Lautert


Terminou ontem, no Canadá, mais uma edição do Toronto International Film Festival - TIFF. Considerado um dos mais importantes do ano ao lado do Festival de Cannes, o TIFF também é famoso por reunir uma legião de atores, diretores e produtores durante os seus 10 dias de duração.

E como todos já devem imaginar, aqui vai a nossa galeria dos mais elegantes do evento:

Começamos bem. Will Ferrell, do alto do seu bom humor, esbanjou originalidade no tapete vermelho. Sem medo de mostrar os cabelos grisalhos, Will desfilou com um caprichado costume com estampas delicadas e um belo par de óculos.

Christopher Plummer é daqueles senhores que tem a palavra "classe" no sobrenome. Simples e à vontade, o veterano ator mostrou que os homens mais velhos devem sim prestar atenção no que vestem.

Jean Dujardin, ator francês mais pop do momento, mais uma vez mostrou toda a sua simplicidade e carisma junto de um visual impecavelmente despojado.

Originalidade é com ele. Tom Hardy, excelente ator inglês, desferiu um terno classudo para o festival. Só faltou fechar um dos botões do casaco para parecer menos um homem de negócios e mais um astro do cinema.

Paul Bettany é outro inglês que sabe o que vestir. Trajando um discreto terno, Paul completou o costume com um belo par de sapatos. Destaque também para os óculos.

Temos aqui um dos pontos mais altos do festival. Se sentindo em casa (ele é canadense), Ryan Reynolds dispensou a gravata borboleta e se saiu muito bem com o smoking azul e preto.

Em um visual muito mais cabeludo do que o habitual, Andrew Garfield caprichou no terno de três peças. Prova de que mesmo a barba e o cabelo podem virar um atributo quando o resto cospira a favor.

Quem nos acompanha, sabe o quanto valorizamos a simplicidade na hora de se vestir. E Jason Bateman foi mais um que apostou no simples para marcar presença. Decisão mais do que acertada.

Adam Driver, recente revelação hollywoodiana, mostrou que a revista GQ americana acertou em estampa-lo na sua capa de setembro. O rapaz sabe como vestir um terno.

São poucos os comediantes que sabem sair do papel de palhaço e se vestir com capricho. E quando isso acontece, nada mais justo do que receber o devido crédito. Chris Rock mandou muito bem no figurino. Só faltou a mesma discrição na escolha do sapato.

A onda da ausência gravata tem ganhado cada vez mais adeptos. Para nós, não merecidamente. Mas vai falar para um cara como o Jake Gyllenhaal isso. Apesar desse detalhe, o ator foi um dos destaques no quesito figurino.

Eddie Redmayne é um daqueles caras que certamente entrará na nossa galeria. Sua enorme habilidade para escolher as estampas, cores e peças merece cada palavra de elogio. No TIFF não foi diferente. Aliás, foi. De todo mundo. E mesmo assim ele se saiu muito bem.

E para fechar a nossa estrelada galeria, mais um representante da tradição inglesa de se vestir. Benedict Cumberbatch pode, sem nenhuma hesitação, ser considerado o homem mais elegante da atualidade. O figurino aí de cima já justifica tudo isso.