Sessão retrô: Tipos de traje

by Eduardo Lautert


A nossa sessão retrô de hoje não tem nada de retrô. Na verdade, não poderia ser mais atual. Como todos sabemos, esse início de ano é época de formaturas, casamentos e eventos do mesmo tipo. E todo ano é a mesma coisa: qual o dress code?

Pensando nisso, vamos republicar aqui um post onde explicamos como funcionam os quatro principais trajes do momento. Se liguem para não fazer feio na frente de um monte de gente:

Traje esporte:

É o menos formal de todos (cuidado para não confundir com traje esportivo). Geralmente é o traje de eventos durante o dia, podendo dispensar paletós e até gravatas. Sapatos sem meia são ótimas opções para o verão. Cores e tecidos podem variar bastante. No verão, escolha cores mais claras e tecidos mais leves. O oposto para o inverno, podendo apostar em tecidos como lã, veludo e camurça.

Use em batizados, eventos a céu aberto e almoços.

Traje recepção/esporte fino/passeio:

Um andar acima do Esporte. Não dispensa o paletó, seja de dia ou de noite, podendo ser com ou sem gravata. Nos pés, é bom não inventar muito. Sapatos de cores muito diferentes do resto da roupa e com muito brilho não são muito indicados.

É o traje mais comum em festas como Bar Mitzvahs e formaturas.

Traje social/passeio completo:

Esse bem mais formal do que os outros. Siga sempre nos ternos de tons escuros. Uma boa opção para o inverno é o uso de colete - sempre de cores semelhantes ao resto -. A gravata não pode ser muito ousada, prefira padronagens discretas ou lisas, assim como cores que não chamem muito atenção. O lenço no bolso do paletó é um detalhe que vale a pena experimentar.

Indicado para jantares, coquetéis e teatros clássicos.

Traje à rigor/Black Tie/Tennue de Soirée:

O mais sofisticado da lista. Evite qualquer deslize, mantendo-se no padrão de formalidade que o traje pede. A variação pode ficar por conta do abotoamento do smoking ou algum detalhe pequeno. A gravata, como o nome já diz, deve ser quase sempre preta e sem estampas. Aqui é possível apostar nos sapatos com verniz (sem exageros), nunca fugindo muito do clássico preto, sem costuras e sem muitos detalhes. Uma boa referência são os figurinos do Globo de Ouro e do Oscar.

Ideal para bailes, banquetes e casamentos super formais.