Barra da calça

by Eduardo Lautert


Qual é a altura certa da barra da calça?

Antes de mais nada sempre vale lembrar que nada dito aqui deve servir como regra. São apenas dicas, ideias, referências... Vai de cada um absorver e abstrair o que é dito aqui.

Voltando pro assunto dessa segunda-feira, a barra da calça requer muitos cuidados. A começar com o tecido e o estilo da calça. As jeans, mais do dia a dia, têm uma variação grande de possibilidades. Podem funcionar bem curtas, acima do tornozelo (dobrada ou cortada) e podem funcionar cobrindo alguns cadarços do calçado, ficando um ou mais dedos do chão no calcanhar. Para calças sociais - de usar com camisa, sapato e paletó - recomenda-se mais precisão, não deixando que ela crie volume em cima do sapato, devendo cair reta e terminar logo acima dos pés.

Outro fator importante e que influencia essa medida é o corte. Quando o modelo da calça é slim ou skinny, a barra da calça deve começar bem na altura do tornozelo, para evitar volume acima dos pés. Em modelos mais tradicionais e abertos, essa medida desce um pouco, devendo cobrir um pedaço do sapato. Lembrando que essa medida deve ser feita sempre de pé, que é quando estamos em posição natural.

Abaixo vão algumas referências de diferentes modelos e estilos de calças e bainhas.