Henry Fonda, Pierce Brosnan e Jim Sturgges: aniversariantes do dia

by Eduardo Lautert


O dia começou com gente famosa no tapete vermelho e vai terminar com gente famosa de aniversário.

Não é muito seguido que podemos afirmar aqui que um mito está de aniversário. Hoje é um desses dias. Henry Fonda (falecido há 32 anos) é daqueles atores que todo mundo reverencia, todo mundo concorda ser um dos maiores da história. Mais do que Jack Nicholson, Robert Deniro ou Al Pacino, Fonda está ao lado de gente como James Stewart e Humphrey Bogart. E como qualquer um desses nomes aí citados, Henry Fonda foi também um ícone do estilo masculino. Um verdadeiro monstro, que hoje completaria 109 anos de vida.

Impossível falar em 007 e não lembrar dessa figura. Ok que Sean Connery foi o maior de todos, mas Pierce Brosnan representou a última fase clássica do espião com enorme talento e claro, elegância. Com todo o charme e estilo de um James Bond, o senhor, que hoje completa 61 anos, segue arrancando suspiros da mulherada e dando um banho de bola em muito marmanjo por aí.

Fechando a nossa galeria de aniversariantes da sexta, um representante de uma geração bem mais atual. Completando 36 anos hoje, Jim Sturgges celebra também o fato de dividir o aniversário com dois senhores de muito respeito. Elogiadíssimo por suas atuações em "Across the Universe", "Quebrando a Banca" e "Caminho da Liberdade", Jim também reserva talento para se vestir. Sem exagerar, o rapaz mantém a tradição da sua terra natal (Londres) e capricha nos figurinos para sair na rua. Só por isso já merece o nosso aplauso.