Receita pra homem: fondue

by Eduardo Lautert


Sexta-feira, oficialmente inverno. Dia de apreciar as coisas boas da estação mais fria. Coisas como um belo e caprichado fondue.

Para começar, os apetrechos: o conjunto com panela, réchaud (fogareiro que mantém a panela aquecida) e garfos é o básico. Para receitas de fondue de queijo, chocolate ou outros doces, a panela deve ser de porcelana ou esmaltada - já que as de aço inox ou metal podem influenciar no sabor. A panela de metal pode ser utilizada para as receitas de carne. Dito isso, partamos para as receitas e dicas de preparo.

A receita tradicional de queijo leva emmental e gruyère, mas não tenhamos medo de variar um pouco com raclette, appenzeller, brie e gouda. Queijo Minas e ricota, embora mais saudáveis, não são recomendados pois não derretem. Para os amantes do gorgonzola, é bom lembrar do seu gosto forte, por isso a sugestão de misturá-lo com outro mais suave. O cálculo é de mais ou menos 200g de queijo por pessoa. Fujamos do pão. Legumes e verduras como tomate, cogumelo, batata, cenoura, brócolis são mais saudáveis e saborosos. E para quem se arrisca, uma colher de sopa de kirsch ou de vodka dão um toque interessante.

Fondue de carne geralmente pede filé mignon cortado em pequenos cubos, embora lombo de porco, peito de frango, carnes de caça, camarão e peixes empanados são alternativas interessantes. A carne demora cerca de 30 segundos para chegar ao ponto ideal. Depois, vale pensar em acompanhamentos. Além de molhos fortes como tomate e mostarda, opções como mel, geléias e outras variações podem combinar muito bem com o tipo de carne escolhido.

Ao fim, mas não menos importante, os doces. Embora a maioria das receitas se limite ao chocolate (aqui é bom misturarmos o ao leite com o meio amargo), chocolate branco e caramelo, é no acompanhamento que podemos ser mais criativos e ricos em termos de paladar. Frutas como banana, morango, abacaxi, uva, cereja e melão são clássicas e imbatíveis. Marshmallow, paçoca e até bolos e brownies servem como saborosas alternativas.

Bora para a cozinha preparar esse que é uma dos pratos mais elegantes do inverno.