O tal do Normcore

by Eduardo Lautert


Qualquer um que lê sobre moda, sabe: normcore é a tendência do momento. Embora alguns 'especialistas' digam que ele já até passou. De qualquer forma, o que é normcore?

Citando a Wikipédia, "Normcore é uma tendência da moda unissex caracterizada por despretensiosa, roupas de aparência mediana. O termo é uma junção das palavras "normais" e "graves" (...) Usuários do normcore são pessoas que não desejam diferenciar-se dos outros por suas roupas". Deu para entender?

É, essa história de tendências é mesmo estranha. O normcore então, mais ainda. E como a gente nunca dá a mínima para esse papo de tendência, não vamos aqui enaltecer o tal do normcore. Se a moda agora é se vestir de forma comum, ótimo. Há anos que falamos do quão interessante é investir no simples, no normal. Basta um alfaiate competente ao lado e uma boa dose de referências. Pronto. Ninguém precisa se basear numa tendência para sair de casa. E se essa tendência for não seguir tendência nenhuma, tudo bem. O chato é rotular tudo de tendência. Até o que nem é tendência.