Receita pra homem: peru

by Eduardo Lautert


Motivados pelo tremendo sucesso do MasterChef Brasil e claro, da chegada das festas de final de ano, nossa pauta mais uma vez aborda a culinária. E dessa vez a culinária natalina.

Não vamos aqui dar uma receita definitiva de como assar um peru de Natal. Até porque existem centenas de formas de preparar esse tão tradicional prato. Então, mãos à obra:

Em primeiro lugar, assim como com qualquer ingrediente, certifique-se da origem do produto - um peru de procedência duvidosa pode estragar o Natal. Em seguida, se ele estiver congelado, prefira o descongelamento gradual, deixando-o na geladeira por algumas horas, até que ele descongele por completo. Higienizar o peru é de extrema importância. Lave-o (sem sabão) por dentro e por fora, retirando os miúdos. Banhar a ave com sucos e líquidos pode deixar a carne mais macia. Cobrir com papel alumínio e regá-lo com o próprio líquido de tempos em tempos também pode ajudar. A carne de peru é sabidamente uma das mais magras que existe, por isso, capriche no tempero. Detalhe: caprichar é diferente de exagerar. Assar vegetais como alho, cebola, batata, cenoura, tomate e outros pode enriquecer o sabor e ajudar a colorir o prato. Temperos como alecrim, sálvia e folha de louro também ajudam. Outra ideia interessante e que ajuda no sabor e no visual é o uso de frutas. Maça, laranja, limão, ameixa, figo e uva são algumas. Pincelar a carne com manteiga ou mel deixa o peru com um aspecto mais bonito e suculento.

Por fim, assim como no churrasco, certifique-se de que a faca está afiada. Uma faca sem fio pode estragar todo esse árduo trabalho.

Estilo na cozinha até nas festas de final de ano.