Sessão retrô: alpargatas

by Eduardo Lautert


Lembra quando alpargatas eram coisa de gaúcho do campo? Daqueles que usam bombacha, chapéu e lenço no pescoço. Bom, ainda é. Mas também é coisa de pra homem da cidade. Ainda mais durante o verão

As alpargatas são uma ótima opção para os próximos meses. São mais arrumadas do que chinelos e mais confortáveis do que sapatos. Eternizadas por nossos hermanos argentinos, elas se adaptam muito bem ao visual.

As cores são as mais variadas e os solados também. As mais tradicionais são as marrons, as pretas e as brancas. E as solas são aquelas de corda, quase que artesanais.

Mas elas evoluíram e hoje em dia existe alpargata estampada, quase como os modelos de chinelos Havaianas. Seus solados passaram a ser de borracha, o que faz elas durarem mais escorregarem menos.

É muito fácil de usar. Sempre sem meia, elas podem ser usadas de calça, bermuda e (é claro) bombachas. Aqui vale mais uma vez a dica de 'roubar cor': usar alguma peça de roupa que tenha a mesma cor da alpargata, para evitar um "festival de cores".