Jaqueta Baracuta

by Eduardo Lautert


Aproveitando (e comemorando) a chegada das massas de ar polar que trazem as primeiras brisas frias da temporada, nossa pauta de hoje se volta para uma importante aliada nessa época do ano.

A jaqueta Baracuta é mais um daqueles clássicos que nunca vão sair de moda - pelo menos enquanto elegância e estilo foram fundamentais na hora de escolher uma peça de roupa. Populares há cerca de meio século entre os homens, ela foi imortalizada por caras como Steve McQueen e Paul Newman, que tinham o modelo em seus figurinos quase que diários. Seu mais recente representante na mídia foi ninguém mais ninguém menos do que Ryan Gosling, com uma versão mais moderna, mas igualmente de bom gosto.

Sua composição pode variar muito. As mais clássicas são feitas de couro, camurça ou gabardine. Hoje em dia também podem ser vistos modelos de nylon, veludo e muitos outros. O mesmo acontece com as cores. As tradicionais marrom, bege e azul também deram espaço para o vermelho, o verde e o cinza - para citar alguns. Sua característica principal está na gola, quase como a de uma camisa, cintura e punhos com elástico e bolsos laterais.

Prática, elegante e atemporal.