Sessão retrô: colarinho americano

by Eduardo Lautert


Então já que muita gente teima em dizer que essa é a primeira semana do ano, lá vamos nós ajudar quem precisa de dicas de como se vestir para o ano que "começa". A começar pela camisa.

Bem menos formal que os mais tradicionais, o colarinho americano pode ser falsamente visto como um modelo que não se usa com gravata. Não necessariamente. Ele pode sim ser usado com uma gravata e terno normalmente. Claro que em eventos de extrema formalidade o melhor é optar pelos modelos mais conhecidos, com colarinhos mais "duros" e sem botões. Para quebrar um pouco mais a formalidade, experimente usar o modelo americano com gravatas menos tradicionais, como as de lã e de tricô.

Além de poder ser usado com gravatas, esse tipo de camisa também dá ao conjunto um ar mais descontraído. Fica bacana quando usado com uma calça (social ou não) e uma camiseta lisa por baixo. Deixa o visual descontraído, mas arrumado ao mesmo tempo. No verão, usá-la com bermuda funciona muito bem. No frio, vista um moletom, ou uma malha, e coloque a gola para dentro.

Variar faz bem para o seu guarda-roupa e para o seu estilo.