Cores que combinam: marinho e preto

by Eduardo Lautert


Adentrando mais uma vez o universo das cores e suas inúmeras possibilidades de combinações, falemos hoje sobre duas cores equivocadamente vistas como opostas.

Marinho e azul combinam sim. Erra quem fala que não. É verdade que isso não é uma regra absoluta e 100% infalível - como todas as dicas que damos aqui, vale uma boa dose de parcimônia e atenção para que ela sirva. Mesmo assim, reiteramos que sim, marinho e preto combinam. Não à toa é uma das combinações mais comuns dos grandes eventos de tapete vermelho que vemos por aqui.

Mas além dos costumes mais formais de tapete vermelho, temos também inúmeras possibilidades de combinar as duas. Inverno ou verão, é absolutamente possível uni-las sem correr maiores riscos. Comecemos pelo básico: camiseta marinho e bermuda preta. Calça marinho e jaqueta preta. Camisa marinho e paletó preto... Partamos para combinações mais específicas como: terno marinho e sapato preto. Gravata marinho e paletó preto. Calça marinho e tênis preto... O que dificulta é quando a combinação merece mais cuidado, como no caso de um terno. Aqui sim, procure optar por todas as peças da mesma cor. Se o paletó for marinho, calça marinho. Se a calça for preta, paletó preto. Os acessórios sim podem fazer o contraste.

A galeria abaixo ajuda e ilustra bem como essa combinação funciona tranquilamente: