Brogues vs Oxfords

by Eduardo Lautert


Nessa quinta-feira nosso post vem de forma esclarecedora, para tirar a dúvida que assombra muitos homens hoje em dia: qual a diferença entre brogues e oxfords?

Muita gente acha que é a mesma coisa. Acontece que esses dois modelos apresentam diferenças básicas e que podem ser facilmente ignoradas. Vamos a elas(es):

Brogues:
Famosos por seus pespontos e detalhes, os brogues são a opção mais informal e descolada. De cores mais variadas, outra forma de identificá-los é pela largura do solado. Mais avantajados, quando vemos de cima, percebemos que a sola é maior do que a parte superior do sapato. Os mais coloridos e com detalhes podem ser usados em quase que qualquer ocasião do dia a dia. Os mais escuros e discretos valem até para trabalhar e ir em festas não muito formais.

Oxfords:
Apesar de terem o nome mais comum, os oxfords podem ser facilmente confundidos com os brogues. Mais discretos, são usados com mais facilidade em ocasiões mais chiques. Sem os detalhes no topo e com um solado bem mais delicado e menor, são um item indispensável no guarda-roupas masculino, podendo ser usados com ou sem meia.