Camiseta por baixo da camisa. Pode?

by Eduardo Lautert


Pode, mas você que ia parar de ler por aí, melhor ir mais adiante no texto. 

Acontece que muito homem acha que vestir camiseta por baixo da camisa é um sinal de deselegância. Outros acham que é essencial. Nem oito nem oitenta. Quando vestimos um terno, com gravata e tudo, usar uma camiseta lisa (de preferência branca) por baixo não tem problema. Ela não irá aparecer, pode ajudar a esconder as famosas manchas de suor e ajudam a esquentar quando a temperatura é muito baixa. Claro que isso não significa que você não possa abrir um botão da camisa e afrouxar a gravata. Mostrar um pouquinho da camiseta não tem problema.

Agora, se você vai vestir só uma camisa social, com ou sem blazer e sem gravata, procure deixar a camiseta no armário. A presença da camiseta puxa o visual para baixo, ou seja, deixa ele um tanto desajustado, não parecendo nem elegante, nem despojado. Ao abandonar a camiseta, você tem mais liberdade para abrir dois ou até três botões da camisa - mais do que isso já vira vulgar.

Mas, se a intenção é realmente parecer despojado, fugindo do estilo muito formal, a undershirt pode ser uma boa. Lembre-se de sempre optar por modelos básicos, sem nenhuma estampa - no máximo alguma coisa discreta e só se a camisa for lisa. No quesito cor, o interessante é sempre escolher uma cor que contraste com a cor da camisa. Não precisa necessariamente ser branca. David Beckham é um cara que faz isso com alguma frequência e com muita habilidade.

Lembre-se: nem oito, nem oitenta.