John F. Kennedy, Noel Gallagher e Howlin Pelle Almqvist: aniversariantes do dia

by Eduardo Lautert


E para encerrar de vez a semana, nada mais nada menos do que três aniversariantes de peso:

John Fitzgerald Kennedy, ou só JFK, foi o 35º presidente da história dos Estados Unidos. E foi também, sem sombra de dúvidas, o mais elegante. Obama que nos desculpe, mas até ele sabe que é verdade. JFK era a classe em pessoa. Sempre impecável sem ser forçado demais. Ele tinha um ar natural que fazia com que os ternos, gravatas e até os abrigos de final de semana lhe caíssem perfeitamente bem. Um ícone eterno de estilo, que inspira homens há mais de 50 anos. E hoje, quando ele completaria o seu 98º aniversário, lembramos de tudo isso para aplaudir e também agradecer.

A cara de bravo diz muito. Noel Thomas David Gallagher foi um dos principais responsáveis por aquela que é considerada por muitos uma das maiores bandas dos últimos 20 anos. À frente do Oasis, Noel escreveu canções incríveis, desferiu históricos solos de guitarra e durante esse tempo todo, quase sempre foi uma referência de estilo. Falamos "quase" por conta dos anos 90. As roupas largas e os abrigos esportivos ficaram no passado de Noel. Hoje, aos 48 anos, além de um artista em frenética carreira solo, ele segue uma grande fonte de inspiração visual, mantendo intactas as características de roqueiro inglês. Sorte a nossa.

Em contraponto - de humor e não estilo musical - temos mais um roqueiro europeu aniversariando. Howlin Pelle Almqvist, como o nome sugere, é um sujeito vindo da Suécia. Famoso pelos berros, saltos e piadas em seus shows com o The Hives, ele lidera uma das bandas mais excêntricas e bem vestidas da atualidade. Com 37 anos de idade, ele e seus comparsas de Hives mostram que é possível exagerar na medida certa. Smokings, cartolas e muitos outros adereços fazem parte do figurino quase que diário da banda. Um motivo a mais para assistí-los.