Não invista num terno preto

by Eduardo Lautert


Todo homem, mais cedo ou mais tarde, chega num momento crucial da vida: a hora de comprar um terno.

Casamento, formatura, baile, trabalho... Não importa a ocasião, sempre vai chegar um ponto onde temos que vestir um traje com gravata e ficar, como muita gente diz, alinhado. Acontece que nem sempre a primeira opção é a ideal. Falando especificamente de cores - porque corte, acessórios e formatos são assunto pra outra hora - sabia que o ideal é evitar o preto?

Claro que não é errado usar terno preto, e dependendo da combinação, fica muito elegante. Mas de acordo com as regras básicas e fundamentais da alfaiataria, preto só no black tie. Ou seja, só quando requisitado.

Mas e agora? Agora, meu amigo, quando for procurar um traje pra formatura da prima, procure tons de azul ou cinza. Sempre escuros para ocasiões noturnas e um pouco mais claros para eventos durante o dia. E deixe o preto pros eventos de gala mais refinados.

Não se abale se você já tem um terno preto e não quer investir em outro só porque leu em algum blog. Nunca vai ser errado. Mas se quiser se adequar e se destacar de uma forma elegante, invista em tons alternativos - sem ousar, é claro. 

Abaixo vai uma galeria de referências legais pra inspirar: