Touca

by Eduardo Lautert


É segunda-feira e hoje a gente fala de touca - ou gorro. Tanto faz o termo. O que interessa é que esse é um acessório infalível e muito mais versátil do que se pensa. Em muitos sentidos.

Começando pelo material. Além da lã, mais popular e também responsável por maior nível de aquecimento, temos gorros de algodão e muitos outros materiais sintéticos ou naturais. Pequenos, grandes, compridos, curtos, coloridos, monocromáticos, estampados, listrados, lisos... O importante é experimentar e se adequar ao ambiente e a ocasião. Embora sempre vamos dizer que os modelos clássicos e básicos são os mais fáceis de combinar.

Se engana quem pensa que toucas e gorros são coisa de jovem. Homens experientes podem ser muito elegantes e bem vestidos quando acertam na escolha da touca. Se engana também quem pensa que gorros são acessórios esportivos e despojados. Sim e não. Como a galeria abaixo irá mostrar e nós fazemos questão de reiterar, é possível aliar figurinos mais formais com uma touca. Basta acertar na combinação de cores e estilos, para que o resultado não fique chamativo ou mal combinado.

Abaixo vai aquele tradicional apanhado de imagens que ajudam na hora de escolher o modelo ideal e usar com o resto do figurino. Combinar a cor da touca com outra peça do figurino é sempre uma boa dica. Na hora de escolher o modelo, tamanhos médios tendem a ser mais coringas, se adequando bem a qualquer tipo de rosto, estilo e ocasião.