Receita pra homem: brusquetas

by Eduardo Lautert


É chegada a sexta-feira. E com ela, mais uma dica de culinária elegante para o fim de semana.

Antes de qualquer trocadilho ou ambiguidade, vamos encarar a realidade: brusquetas (ou bruschettas) são as escolhidas de hoje. Portanto vamos nos manter no ramo da gastronomia. Por favor.

Dito isso, vamos ao que interessa. Brusquetas, apesar de elaboradas e visualmente detalhadas, são bastante simples de preparar. E o melhor, os ingredientes podem variar bastante. Primeiro, fatie uma baguete em pedaços de mais ou menos um dedo de espessura. Leve elas ao forno
regadas com fios de azeite. Essa etapa também pode ser feita na frigideira, mas no forno é mais rápido e saudável. Depois de douradas e torradas, separe cada uma para a montagem dos sabores. Aqui temos um enorme cardápio de ingredientes que combinam muito bem com o prato. Alguns exemplos: queijo brie, presunto cru, cogumelo, pasta de alho, geléias, salame, mussarela de búfala, tomate (cru ou assado), beringela, rúcula, manjericão, carpaccio de salmão, alecrim, pimentão, figo, cebola (crua, assada ou refogada) e muitos outros.

O legal dessa receita é que ela não tem uma receita definitiva. Basta preparar a base (pão) e exercitar a criatividade na hora de finalizar com os ingredientes.

Fácil, elegante e deliciosa.