Receita pra homem: churrasco

by Eduardo Lautert


E é no clima de comemoração da chegada de mais uma sexta-feira que inauguramos mais uma categoria aqui no Moda pra Homem: as receitas pra homem. Sempre uma ideia bacana de preparar um prato interessante. Afinal, poucas coisas são mais elegantes do que um homem que sabe cozinhar.

E para começar da melhor forma possível, literalmente aquecendo os motores para o final de semana, um clássico masculino: o churrasco.

A gente sabe que a grande maioria dos homens sabe muito bem como assar um verdadeiro churrasco. De qualquer forma, queremos compartilhar algumas dicas valiosas para a hora de preparar essa receita tão especial. Primeiro de tudo, o fogo. Nunca comece o churrasco sem que o fogo esteja estabilizado. O braseiro é o melhor jeito de assar uma carne. Ou seja, nada de labaredas ou muita fumaça. Na hora de salgar a carne, evite esfregar o sal. Isso pode deixar a carne salgada demais. Carnes como ovelha e porco não precisam necessariamente de sal. Ervas, limão e até cerveja servem como ótimos tempeiros. Na hora de colocá-las no fogo, deixe sempre a gordura para cima. Assar a gordura primeiro deixa a carne muito seca. Se a carne for com osso, osso para baixo - ele ajuda a 'cozinhar' o resto da carne. Depois de assar a parte de baixo, é só virar. Evite revirar muito. Isso tira a suculência da carne. E vale lembrar: uma faca sem fio pode arruinar um churrasco inteiro.

É claro que o bacana, em qualquer receita, é a liberdade de experimentar. Mas vale lembrar, assim como com o figurino, é sempre bom evitar exageros.